Com cenário local conturbado, Ibovespa encerra agosto em queda de 2,48%

Resumo Mensal – Agosto

O mês de agosto trouxe continuidade para cenário local observado em julho. O Ibovespa encerrou o mês de agosto em queda de 2,48%, atingindo o patamar de 118.781 pontos. O dólar, por outro lado, apresentou queda de 0,73% frente ao real e encerrou o mês cotado a R$5,17.

Enquanto observamos no exterior avanços nas bolsas da China, Europa e Estados Unidos, o desempenho do Ibovespa foi afetado principalmente por ruídos internos e pela queda em ações impactadas pelo mercado internacional de commodities, como Vale e CSN. Para as ações com menor liquidez, a queda mensal se mostrou ainda mais acentuada.

Com um aumento na percepção sobre as tensões políticas locais, principalmente relacionadas a embates entre os poderes executivo e judiciário e à questão fiscal, o investidor apresentou maior preferência por títulos de renda fixa em detrimento de ações locais. Em paralelo, o aumento de 1 p.p. na taxa Selic decretado pelo Copom no início do mês contribuiu para este movimento.

A variante delta, que se disseminou amplamente pelos Estados Unidos e pela Europa, apresentou impactos apenas moderados sobre ambas as economias devido a um avançado nível de vacinação da população. Com relação ao risco de retirada de estímulos da economia norte-americana por parte do Fed, as recentes comunicações da instituição têm acalmado os mercados, apontando para uma retirada gradual e pautada em dados econômicos de inflação e mercado de trabalho, sendo que estes ainda estão distantes do patamar desejado pela entidade.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *