Perfil de Investidor: o que é e quais existem?

Arrojado, agressivo, experiente, sofisticado, moderado, conservador, balanceado e seguro. Com certeza, você já viu um desses termos em algum lugar. 

O perfil de investidor, ou perfil de risco, é uma avaliação que mostra o quanto um indivíduo suporta riscos. O perfil de investidor é importante para determinar uma alocação adequada para uma carteira. As instituições — como corretoras, bancos e gestoras — usam o perfil de risco para entender melhor as necessidades do cliente.

Ao decorrer do texto você vai entender como funcionam os perfis de investidor mais utilizados e como descobrir o seu!

  1. O que é perfil de investidor?
  2. Como descobrir o meu perfil?
  3. Quais são os tipos de perfil de investidor?
  4. Posso não me enquadrar no perfil?

O que é perfil de investidor? 

O perfil de investidor identifica o nível aceitável de risco que um indivíduo está preparado e é capaz de aceitar. 

A disposição de assumir riscos refere-se à aversão à volatilidade de uma carteira de investimentos. A volatilidade, geralmente, é descrita como a quantidade de incerteza ou risco relacionado ao tamanho das mudanças no valor de um ativo. Uma volatilidade mais alta significa que o preço do ativo pode mudar drasticamente em um curto período de tempo em qualquer direção, ou seja, pode subir muito ou cair muito. Já, uma volatilidade mais baixa significa que o valor de um ativo não flutua drasticamente e tende a ser mais estável.

Se um indivíduo expressa um forte medo de ver o valor da conta diminuir e está disposto a renunciar à valorização para se sentir mais seguro, essa pessoa terá pouca disposição para assumir riscos.

Por outro lado, se o investidor expressa o desejo de obter o maior retorno possível e está disposto a suportar grandes oscilações no valor da conta para ganhar muito dinheiro, essa pessoa terá grande disposição para assumir riscos.

Como descobrir o meu perfil? 

Antes de investir, a instituição financeira utilizada irá enviar um questionário para identificar o seu perfil de investidor. De acordo com a instrução nº539 da CVM, a realização do questionário, chamado de suitability, é uma obrigação de todas as pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição e os consultores de valores mobiliários. 

Qualquer empresa financeira, ou consultor que negocie com um investidor, deve responder à pergunta: “Este investimento é apropriado para meu cliente?”

Para isso, eles realizam um questionário que contém perguntas para entender a aversão ao risco do investidor e sua familiaridade com os produtos de investimento. Portanto, conforme o indivíduo adquire conhecimentos financeiros, ele pode mudar o seu perfil.

Muitas vezes você pode estar disposto(a) a assumir riscos, mas nem sempre você deveria. Por isso, o suitability também avalia a capacidade do indivíduo de assumi-los. Essa capacidade é avaliada por meio de uma revisão das receitas e despesas de um indivíduo. Uma pessoa com muita receita e pouca despesa tem maior capacidade de assumir riscos. Por outro lado, se um indivíduo tem pouca receita e altas despesas, ele tem uma baixa capacidade de assumir riscos. 

Por exemplo, se você tem uma conta de aposentadoria bem cheia, reserva de emergência suficiente, um salário garantido, outros investimentos adicionais e não possui nenhum financiamento ou empréstimo pessoal, provavelmente, você tem uma alta capacidade de assumir riscos.

Quais são os tipos de perfil de investidor?

Conservador

Os conservadores aceitam rentabilidades menores correndo menos risco.

Logo, ativos menos voláteis e que tenham maior segurança são os preferidos desse perfil. O objetivo de uma pessoa conservadora é apenas preservar o patrimônio, aceitando rentabilidades menores para ter menos risco.

Ativos que fazem parte de uma carteira conservadora: 

  • CDBs;
  • Títulos do Tesouro Direto;
  • LCIs e LCAs;
  • Fundos de Renda Fixa.

É normal que iniciantes comecem por este perfil, já que a falta de conhecimento, sobre os produtos financeiros, pode gerar receios. 

Arrojado

Esse perfil procura as maiores rentabilidades mesmo com um risco elevado.

Pessoas arrojadas são aquelas mais predispostas ao risco e que buscam rentabilidades mais elevadas. Se você é ou conhece alguém arrojado, provavelmente, essa pessoa possui um maior conhecimento sobre os ativos financeiros, por isso este perfil também pode ser chamado de “Experiente”.

Alguém experiente aceita perdas grandes no patrimônio e precisa ter um bom equilíbrio psicológico para suportar esses momentos difíceis na carteira.

Além disso, é importantíssimo que um investidor arrojado tenha uma reserva de emergência para ter tranquilidade em momentos de crise, já que os ativos que compõem a sua carteira são extremamente voláteis, como:

  • Ações;
  • Opções;
  • Futuros;
  • Moedas;
  • Fundos Imobiliários;
  • Fundos de Ações.

Moderado

Esse é o meio termo entre o arrojado e o conservador.

Com isso, se você é um investidor moderado, possivelmente, você assumiria algum risco para ter rentabilidades maiores, mas não assumiria riscos elevados. 

Assim, esse tipo de investidor busca uma carteira balanceada de ativos arriscados e ativos mais seguros, possuindo títulos de renda fixa, ações, fundos multimercados, entre outros investimentos. 

Posso não me enquadrar no perfil?

O questionário para definir o seu perfil de investidor, muitas vezes, pode não identificar corretamente o seu perfil . Os questionários são padronizados e tentam encaixar os clientes em poucos tipos de perfis (arrojado, moderado e conservador), algo necessário, mas dificilmente conseguem identificar todos os aspectos pessoais do investidor, como seu padrão de vida, desejos e objetivos. 

Portanto, não se preocupe se você achar que não se enquadra no perfil que sua corretora definiu, procure entender melhor sobre investimentos para saber o que é bom para você ou contrate um consultor ou gestor de patrimônio para auxiliá-lo. 

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *