Ibovespa cai 3,94% e dólar sobe 4,76% no mês de julho

Resumo Mensal – Julho

O Ibovespa encerrou o mês de julho em queda de 3,94%, atingindo o patamar de 125.800 mil pontos, em sua performance mensal mais negativa desde o mês de fevereiro. O dólar, no mesmo período, subiu 4,66% frente ao real e encerrou o mês cotado a 5,20 reais. Ambos os ativos tiveram performance negativa acentuada especialmente no último dia útil do mês.

No decorrer de julho, o cenário externo foi bastante pressionado pelo avanço do número de casos de Covid atribuídos à variante Delta, em especial em regiões como os EUA e o Reino Unido. No entanto, embora o potencial de transmissão da variante delta seja elevado, acredita-se que seu impacto sobre a atividade econômica seja contido pelo atual estágio de vacinação.

Após anunciar a manutenção da política monetária estimulativa em curso (taxas de juros e política de compra de ativos), o Fed tranquilizou investidores ao afirmar que, apesar do avanço recente de dados inflacionários, o mercado de trabalho ainda não se recuperou completamente.

Nos mercados brasileiros, tivemos grande volatilidade após a sinalização do governo e que estuda elevar o valor pago aos beneficiários do Bolsa Família em 50%. A possibilidade trouxe receios por parte dos investidores por não se saber ao certo de onde sairiam os recursos para o financiamento de tal despesa, a qual não está prevista no atual orçamento.

O mês de julho se encerra com investidores atentos à próxima reunião do Copom,  marcada para 4 de agosto, na qual se espera um novo aumento da taxa Selic, além de indícios na comunicação do Comitê a respeito de próximos passos, a serem cumpridos em reuniões futuras.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *